Escola da Magistratura do Paraná - EMAP

icon
icon


Notícias

Foi realizado o 1º Congresso de Direito Municipal da AMOP
23/11/2017

A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) e a União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC) organizaram o 1º Congresso de Direito Municipal da AMOP, o evento aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro no Município de Foz do Iguaçu.

A primeira edição do Congresso explorou especialmente os aspectos jurídicos da administração pública, tratando de questões eleitorais e de improbidade administrativa de interesse dos gestores das cidades, como prefeitos, vice-prefeitos, procuradores e secretários.

Entre os palestrantes estavam ministros de tribunais superiores, conselheiros de Tribunais de Contas, desembargadores e juristas de renome no estado e no país. O Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Dr. Frederico Mendes Júnior foi um dos conferencistas do encontro, assim como o Des. Luiz Fernando Tomasi Keppen.

A AMOP tem foro político representativo dos 52 municípios da região Oeste do Estado, reconhecida como a maior e uma das mais organizadas entidades municipalistas do Paraná. Sua é voltada ao desenvolvimento de programas e iniciativas em defesa do municipalismo e dos interesses das cidades associadas, além do aperfeiçoamento dos gestores públicos em suas funções.

Na ocasião o Desembargador José Laurindo de Souza Netto presidiu a mesa da Conferência de Abertura sob o tema “A permanente necessidade de uma nova reforma político-eleitoral” conduzida pelo ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral
Henrique Neves da Silva.

Para o Des. José Laurindo, a política brasileira precisa ser revitalizada, e o estímulo a participação da sociedade no processo político é fundamental para que isso aconteça. “Precisamos promover a educação para a cidadania. Não podemos permitir que o desânimo causado pela corrupção reforce a ideia de que a participação do cidadão é inócua. A reforma política vai além de seus aspectos estritamente eleitorais.”


Ministro Admar Gonzada (TSE), Des. José Laurindo (TJPR), Dr. Henrique Neves da Silva (Ex-Ministro TSE).



Dr. Henrique Neves da Silva (Ex-Ministro TSE),
Des. José Laurindo (TJPR).





EMAP - Núcleo de Curitiba
Voltar