Notícias


Com merecidas homenagens, magistratura e comunidade jurídica aplaudem a celebração dos 40 anos da EMAP

HOMENAGEM – Magistrados que dirigiram a instituição ao longo dos últimos 40 anos receberam a comenda ” Desembargador Alceu Conceição Machado”.

Noite de merecido congraçamento celebrou os 40 anos de fundação da EMAP nesta quinta-feira, dia 24, no auditório da AMAPAR, em Curitiba.

O encontro foi marcado pela homenagem aos diretores que passaram pela instituição, que receberam dos professores e funcionários a medalha “Desembargador Alceu Conceição Machado”, saudoso magistrado que empresta o nome à honraria e foi responsável pela fundação da EMAP em 17 de junho de 1983.

As origens e a importância da EMAP foram lembradas pelo presidente da AMAPAR, Jederson Suzin, ao fazer a abertura da solenidade. “Muito do que sou como magistrado devo às lições ali aprendidas com mestres da mais alta qualificação técnica e humana”, disse.

Atual diretor-geral a EMAP, Osvaldo Canela Júnior, fez merecidas homenagens a todos e a todas que contribuíram com a Escola desde a fundação e ressaltou a importância da instituição. “Desde a sua fundação, a EMAP trilhou um caminho de distinção e excelência, marcando sua trajetória com eventos notáveis, que ressoam com o vigor do conhecimento e o compromisso com a Justiça”, afirmou.

O presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, prestigiou a celebração e lembrou do tempo em que foi aluno da Escola. “Nós só podemos querer que a Escola tenha uma pujante história e que ela continue a prestar todo esse belíssimo serviço”, comentou.

O magistrado Geraldo Dutra de Andrade Neto, presidente honorário da AMAPAR, representou a AMB e também falou da importância da Escola. “Vocês [diretores] formaram gerações e gerações de magistrados e a magistratura do Paraná foi beneficiada com essas ações”, ressaltou.

A solenidade também foi marcada pelo lançamento da 20ª edição da revista Toga e Literatura, periódico cultural da AMAPAR, que tem como editora a professora Chloris Elaine Justen de Oliveira, diretora do departamento de Arquivo e Memória e que também foi homenageada. “São 40 anos de uma Escola que dignifica as instituições do ensino jurídico, o Poder Judiciário, a Magistratura e os cultores do Direito”, lembrou Chloris.

Destaque, ainda, para homenagem aos colaboradores da EMAP que receberam láureas de agradecimento pela dedicação e presteza.

O evento foi encerrado com uma brilhante palestra a cargo do professor Renato Mocellin, profundo conhecedor da história paranaense que discorreu sobre os principais personalidades e fatos dos últimos séculos na terra das araucárias.

Além dos homenageados, participaram da celebração os diretores da EMAP, como a supervisora pedagógica, juíza Rafaela Mattioli Somma; a diretora do núcleo de Curitiba, juíza Carolina Fontes Vieira e o vice-diretor do núcleo de Curitiba, Diego Paolo Barausse. Também presentes demais magistrados e magistradas, colaboradores, familiares dos homenageados e amigos.

Escola da Magistratura do Paraná
28/08/2023

 

Voltar