Na última quinta-feira, 15 de agosto, a Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) realizou a aula de boas-vindas para o curso de pós-graduação em preparação à magistratura, marcando o início da jornada de mais de 80 alunos e alunas matriculados. O evento contou com a presença de membros da direção da EMAP e teve como convidado especial o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), Marcel Ferreira dos Santos.
A diretora-geral da EMAP, Rafaela Mattioli Somma Leonardi, abriu a aula inaugural destacando a excelência do corpo docente e os diferenciais da instituição. “Esse é um período de amadurecimento, e todo o curso foi pensado para que, ao final, vocês estejam ao nosso lado como colegas. Se sintam abraçados”, afirmou.
O presidente da AMAPAR, Marcel Ferreira dos Santos, enfatizou a importância da EMAP na formação de muitos magistrados e magistradas atuantes no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). “Nossa ideia é que vocês entrem para a EMAP e fiquem por um longo período”, disse, destacando a proximidade entre alunos e corpo docente. Ele ainda incentivou os alunos a se dedicarem aos estudos: “Se eu pudesse dar um conselho para vocês: estudem, estudem muito. Conhecimento nunca é perdido.”
Marcel também ressaltou os desafios e a importância da magistratura na defesa dos direitos fundamentais e da democracia. “A magistratura representa uma carreira destinada a tutelar direitos fundamentais e, por consequência, a própria democracia. Não há um dia desde que eu entrei na magistratura que eu não me sinta feliz em ter o privilégio de desempenhar uma atividade de defesa do Estado Democrático de Direito”, comentou.
A aula contou também com a presença do supervisor pedagógico da EMAP, Eduardo Novacki; do diretor do núcleo de Curitiba, Marcos Antônio da Cunha Araújo; e da vice-diretora do núcleo da capital paranaense, Mayra dos Santos Zavattaro. A coordenadora-geral de cursos, magistrada Jurema Carolina da Silveira Gomes, também integra o corpo docente que acompanhará os alunos ao longo do curso.