No dia 3 de setembro de 2024, a Diretora-Geral da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), Rafaela Somma, participou da cerimônia de premiação das melhores redações do projeto “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola”, promovido pela Segunda Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). A solenidade contou também com a presença do Segundo Vice-Presidente do TJPR, Desembargador Fernando Antonio Prazeres.
Sobre o programa
Criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em 1992, o projeto teve início com o lançamento da cartilha “Justiça em Quadrinhos”. No ano seguinte, foi formalmente lançado com o nome “Justiça se Aprende na Escola”. Devido ao sucesso da iniciativa no Paraná, o programa foi expandido para outros estados brasileiros a partir de 1997. Em 2006, uma nova edição da Cartilha da Justiça marcou o relançamento do projeto.
Com mais de 6 milhões de crianças atendidas, o programa busca democratizar o acesso à Justiça, transmitindo noções básicas de direitos e cidadania para o público infantil.