Notícias


A 2ª edição do ENAM 2024 foi realizada no último domingo, com a participação de mais de 23 mil pessoas

Neste domingo (20), mais de 23 mil pessoas participaram da segunda edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam). Organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o exame foi aplicado em todas as capitais brasileiras e é um pré-requisito fundamental para bacharéis em Direito que desejam prestar concursos públicos e ingressar na carreira da magistratura.

Dos 33.147 inscritos em todo o Brasil, 23.325 compareceram para realizar a prova, resultando em uma taxa de abstenção de 30%.

O Enam, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como objetivo garantir que os processos seletivos para a magistratura valorizem tanto a vocação para a carreira quanto o raciocínio e a capacidade de resolver problemas. A habilitação obtida através do exame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois anos.

A prova, composta por 80 questões, abrange temas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, noções gerais do Direito e formação humanística, direitos humanos, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Penal.

A primeira edição do Enam, realizada em abril deste ano, contou com 39.855 inscritos, dos quais 7.301 bacharéis se habilitaram para prestar concursos em diversos ramos da justiça.

A divulgação do gabarito preliminar da prova está prevista para esta terça-feira (22). O prazo para interposição de recursos será das 16h do dia 23 de outubro às 16h do dia 24 de outubro, no horário de Brasília. O gabarito definitivo e o resultado preliminar da prova objetiva serão divulgados no dia 19 de novembro.

Para mais informações, acesse a página oficial de acompanhamento da segunda edição do Enam: conhecimento.fgv.br.

Escola da Magistratura do Paraná
22/10/2024

 

Voltar